Itaituba: Hospital Regional do Tapajós faz primeira neurocirurgia emergencial

Uma criança de apenas seis meses de idade foi a primeira paciente com traumatismo craniano a ser submetida a uma neurocirurgia emergencial no Hospital Regional do Tapajós (HRT), que fica no município de Itaituba (sudoeste do Pará). O menino havia caído de uma rede e estava internado há dois dias no Hospital Municipal de Itaituba.

O procedimento ocorreu no último sábado (09) e apesar da forma inusitada como tudo ocorreu, já que o HRT está atendendo pacientes de Covid-19, o resultado foi muito positivo, o que incentivou a equipe médica e de enfermagem da unidade hospitalar, cujo setor de Politrauma atenderá a população no regime de “porta aberta”, ofertando serviços de Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Cirurgia Ortopédica a partir de 18 de janeiro.

A cirurgia foi realizada pelo neurocirurgião Erik Simões, e contou com a participação do anestesista Marcos Leite; do coordenador de Enfermagem do HRT, Herickson Lee Mendes Ferreira; dos enfermeiros Diogo Brasil, Sara Dione e Dalachyele Pires, e equipe de técnicos de enfermagem.

A mãe segurando a criança no colo ao lado da equipe profissionais do HRT Foto: Agência Pará/SESPA
A mãe com a criança no colo ao lado da equipe de profissionais do HRT. Foto divulgação: Agência Pará/SESPA

Segundo a diretora-geral do HRT, Karla Cajaiba, os médicos Erik Simões, Marcos Leite e Felipe Flores permaneceram no município para acompanhar a evolução da criança, que está internada na Clínica Médica, acompanhada pela mãe. “O estado de saúde dela, no momento, é estável e evoluindo muito bem, com previsão de alta em três dias”, informou a diretora-geral.

Informações e fotos: Agência Pará/SESPA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.