Santarém: Homem positivo para Covid-19 é resgatado de embarcação originária de Manaus e demais passageiros passam por triagem

Durante a viagem de Manaus para Santarém do Ferry Boat Fred William I, um passageiro começou a apresentar sintomas graves de Covid-19. A embarcação, com aproximadamente 200 pessoas a bordo, foi interceptada pela Capitania dos Portos na tarde desta quarta-feira (13), após o acionamento da Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém.

Embarcação no porto do DER. Foto: Rafael Batista.
Embarcação no porto do DER. Foto: Rafael Batista.

A repórter da TV Ponta Negra, Elaine Sa, falou com o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal. Walter Matos informou que os próprios passageiros da embarcação denunciaram a presença de um homem supostamente positivo para Covid-19 com sintomas graves.

Rapidamente várias ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram encaminhadas ao porto do DER, onde equipes da vigilância também aguardavam a ancoragem da embarcação, pois outros passageiros estariam apresentando sintomas durante a viagem.

Ambulâncias no porto do DER. Foto: Rafael Batista
Ambulâncias no porto do DER. Foto: Rafael Batista

De acordo com Enfermeiro chefe do SAMU, Joziel Colares, o paciente com sintomas graves foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Santarém e os demais passageiros e tripulação permanecem em quarentena na embarcação fundeada, enquanto os agentes de saúde realizam a triagem de todos para identificar outros possíveis casos.

“Só sairá a pessoa que precisar de auxílio hospitalar”, garantiu o coordenador da Vigilância.

Depois de passar pela avaliação das equipes de saúde, tripulação e passageiros foram liberados com a condição de seguir as recomendações do Termo de Controle  Sanitário do Viajante (TCSV). Eles devem permanecer por 7 dias em casa. Já aqueles que apresentarem sintomas devem ficar isolados por 14 dias ou procurar a UPA 24h, no caso de reações graves.  

Medidas preventivas no Amazonas

Na tentativa de controlar o avanço da Pandemia do novo Coronavírus, na última terça-feira (12), o Governo do Amazonas divulgou um novo decreto que, entre outras medidas, suspende o transporte de passageiros em embarcações. Com a determinação, apenas o transporte fluvial de cargas está liberado, mas o Portal P5 ainda não apurou se a embarcação citada na matéria saiu de Manaus antes ou depois da determinação. O Estado enfrenta uma segunda onda de casos.

Fonte: Repórter Elaine Sa/Rota5 Fotos: Rafael Batista

 

Veja a matéria

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.