Santarém: Decreto que endurece regras durante Pandemia é publicado

O decreto 189/2021 foi publicado ainda na noite de segunda-feira (18) no portal da Prefeitura de Santarém. O documento trata sobre as decisões do Comitê de crise de Santarém, que estabeleceu regras mais rígidas, a fim de prevenir o avanço da pandemia da Covid-19 na cidade.

A decisão se baseia no bandeiramento da região Oeste do Pará, que passou de laranja para vermelho, o que significa alto risco de infecção.

Reunião do Comitê de Crise. Foto: Elaine Sa
Reunião do Comitê de Crise. Foto: Elaine Sa

As principais mudanças:

Nos próximos 15 dias, deve entrar em vigor o toque de recolher das  22h00 às 05h00. O comércio terá horário reduzido das 09h00 às 15h00. Permanecem suspensas a realização de festas e  eventos que causem aglomeração, conforme a decisão judicial. Estão suspensas  também as atividades de academias e bares, práticas esportivas coletivas e acesso a praias e balneários. Restaurantes e lanchonetes só podem atuar com serviço de delivery ou para a retirada do pedido.  Shoppings e barbearias podem funcionar das 12h às 20h.

Reuniões, manifestações, missas e cultos só podem ter 30% capacidade que não ultrapassem a capacidade de 100 pessoas. Aulas dos estabelecimentos particulares estão autorizados seguindo o decreto 291/2020.

“Com o novo decreto estamos reduzindo o horário do comércio, restringindo o funcionamento de algumas atividades  como bares e restaurantes que foram flexibilizados anteriormente até que a gente possa sair da bandeira vermelha. O comitê tentou não ser tão radical em relação as atividades econômicas, permitindo que haja o funcionamento, desde que sejam cumpridas as exigências da vigilância sanitária. A gente precisa conservar os empregos, o trabalho das pessoas, mas temos que garantir também a vida das pessoas, que elas não adoeçam e não morram”, afirmou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Imagem destaque: ASCOM/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.