Pará solicita doses extras de vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde

O governo do Pará anunciou nesta sexta-feira (22), que solicitou ao Ministério da Saúde doses extras da vacina contra a Covid-19 para imunizar moradores dos municípios paraenses que já enfrentam a segunda onda da pandemia.

De acordo com Helder Barbalho, o Ministério da Saúde está de acordo com a destinação das doses extras. O reforço seria destinado à população com mais de 75 anos dos municípios de Faro, Juruti e Terra Santana, que ficam próximos  à divisa com o Amazonas.

O objetivo é aumentar a barreira imunológica da faixa etária mais vulnerável à doença para desafogar o sistema de saúde e evitar mais óbitos. Já para o primeiro grupo prioritário, a imunização deve ocorrer normalmente, de acordo com o plano do Ministério da saúde, que contempla todo o país.

Faro, localizado na divisa com o Amazonas, é o município paraense que mais preocupa. O sistema de saúde local entrou em colapso por falta de leitos e oxigênio para os pacientes.

Na quinta-feira (21), o governador visitou o distrito de Nova Maracanã, epicentro da doença no município de Faro. Haviam 35 pessoas internadas, dessas, cinco em estado grave foram estabilizadas no barco hospital Papa Francisco e 15 pacientes foram transferidos de Faro para hospitais de referência de Santarém, Juruti e Itaituba.

Atualmente há quatro helicópteros e uma aeronave à disposição para fazer a remoção e transferência dos pacientes de diversos municípios do Baixo Amazonas e da Calha Norte. Vinte e cinco pessoas já foram transferidas.

Barco Hospital Papa Francisco. Foto: ASCOM/SESPA

Helder informou ainda que, além das aeronaves, também há o barco hospital Papa Francisco dando assistência à população do distrito de Nova Maracanã e, quando necessário, fazendo a transferência de pacientes para Juruti.

Foto destaque: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.