Hospital de Campanha deverá ser reativado em Santarém

A informação foi confirmada pela secretária municipal de saúde, Marcela Tolentino, em entrevista ao repórter da TV Ponta Negra, Marcelo Silva. Desta vez, o Hospital de Campanha será instalado na sede do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, localizado no bairro Jardim Santarém. Serão instalados 60 leitos clínicos para atender casos de média complexidade da Covid-19.

O objetivo é desafogar a UPA 24h, que recentemente passou a atender exclusivamente pacientes com Covid-19, mas está quase no limite, devido à grande quantidade de pessoas que procuram o serviço.

Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém

Na sexta-feira (22), o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar,  juntamente com o secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, o secretário de saúde adjunto do Estado, Sipriano Ferraz e a secretária municipal de Saúde, Marcela Tolentino, estiveram no local onde o Hospital de Campanha será instalado. Atualmente o espaço está sendo usado como Unidade de Saúde Descentralizada (USD) de atendimento a pacientes com sintomas gripais. A USD será transferida para a Escola Fluminense, no Bairro Santa Clara.

Outra Unidade de Saúde Descentralizada deve ser implantada na Escola Ecila Nobre, localizada no Bairro Conquista.

Além da população de Santarém, o Hospital de Campanha poderá atender também a pacientes de outros municípios do Oeste do Pará que necessitem do apoio. As transferências serão feitas pelas aeronaves de transporte aeromédico disponibilizadas pelo Estado. Ao todo, há quatro helicópteros e um avião desempenhando essa função.

O secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, anunciou que mais um avião será disponibilizado para o serviço. Ele afirmou ainda que a região Oeste do Pará, que foi classificada como área de alto risco de infecção, possui atualmente 90 leitos de UTI e 20 novos deverão ser instalados para atender pacientes graves de Covid-19. O secretário de governo também falou sobre o abastecimento de oxigênio na região oeste do estado e garantiu que 500 novos cilindros foram adquiridos recentemente para atender a população.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Santarém/Repórter Marcelo Tolentino. Foto destaque: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.