Monte Alegre: Idosos com mais de 80 anos recebem vacina contra a Covid-19

A imunização de idosos com mais de 80 anos iniciou nesta quarta-feira (27), no município de Monte Alegre. Eles só podem receber a vacina porque o Ministério da Saúde abriu uma exceção no calendário do Plano Nacional de Imunização para atender a alguns municípios da região norte que estão em bandeira vermelha, devido ao alto risco de infecção provocado pela segunda onda de casos da Covid-19.

O objetivo é aumentar a barreira imunológica da faixa etária mais vulnerável à doença para desafogar o sistema de saúde e evitar mais óbitos. 

No plano original, apenas os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente, indígenas aldeados e idosos institucionalizados poderiam ser vacinados durante a primeira fase.

Em Monte Alegre, os idosos com mais de 80 anos estão recebendo a vacina de Oxford, que foi desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Ao todo, 719 doses foram disponibilizadas ao município.

A Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para atender aos idosos nas unidades de saúde dos bairros, a fim de evitar que se desloquem por longas distâncias.

O primeiro bairro a receber as doses foi Terra Amarela, depois as equipes vão seguir para Surubeju, na quinta-feira (28), e no dia seguinte (29), para o bairro Turu.

Cronograma de fevereiro

01.02 – Bairro Curaxi (Barracão de São José Operário)

02.02 – Bairro Pajuçara (Escola Fernando Guilhon)

03.02 – Bairro Planalto (Escola Ierecê Moreira)

04.02 – Bairro da Cidade Baixa (Igreja de Santa Luzia)

05.02 – Bairro Centro (Escola Dr. Gama Malcher)

Foto: Prefeitura de Monte Alegre/Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.