Oeste do Pará deve receber 11.503 doses da vacina contra Covid-19 para imunizar idosos acima de 80 anos

O estado paraense deve receber um total de 11.503 vacinas para imunizar a população acima de 80 anos. Desse total, um lote de 7.800 doses já desembarcou no aeroporto de Santarém, nesta terça-feira (2). A carga será distribuída entre os municípios do Baixo Amazonas e Tocantins.

O diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, explica que haverá a antecipação da segunda etapa de imunização nas regiões que estão em estado crítico devido ao aumento do número de casos.

“Houve uma antecipação da segunda etapa, para uma população específica acima de 80 anos, que são as pessoas que estão mais suscetíveis a necessitarem de internação. Além disso, a partir de hoje, os municípios já começam a receber as doses e podem iniciar a vacinação. O estado é responsável por essa logística de distribuição e a medida que chegam as doses nesses municípios são eles os responsáveis em vacinar essa população alvo”, disse o diretor. 

Ao todo, 20 municípios irão receber 11.503 doses de vacinas. Na primeira leva chegaram 3.500 unidades da vacina astrazenica e 4.300 unidades da coronavac totalizando 7.800 doses, que serão utilizadas nesta primeira fase. 

Os municípios que irão receber as doses exclusivas para vacinar idosos são: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém, Terra Santa, Rurópolis, Trairão, Itaituba, Aveiro, Novo Progresso e Jacareacanga.

A antecipação desta etapa de vacinação compõe a estratégia do Estado para criar uma barreira imunológica na região, especialmente entre as faixas etárias com maior risco de contágio e morte, já que dois casos da mutação do novo coronavírus foram confirmados na região.

Fotos: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.