Mais de 60 mil pessoas já passaram pelo monitoramento remoto da Semsa por apresentar sintomas de síndrome gripal

O dado é do boletim diário, que monitora os números da pandemia na cidade. Como os sintomas da Covid-19 se assemelham com sinais de uma gripe comum, é natural que surjam dúvidas quando alguém passa a ter tosse, febre, dor de cabeça e até falta de ar.

Os próprios profissionais de saúde têm dificuldades de diferenciar casos leves, já que não é possível comprovar a infecção da covid-19, por exame, antes que o paciente passe pelo sétimo dia, depois de ter apresentado o primeiro sintoma.

Diante da pandemia, as autoridades em saúde determinaram que casos em que os paceintes apresentam sintomas gripais, são considerados suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Por esse motivo, o indivíduo deve ser monitorado e se manter em isolamento preventivo para evitar que o vírus seja transmitido para mais pessoas.

Em Santarém, 60.330 pessoas procuraram uma unidade de saúde por apresentar sintomas gripais. Elas foram notificadas e monitoradas, porém, a maioria, 56.600, já foram consideradas recuperadas e 3.730 continuam sendo monitoradas.

Esse quantitativo se refere apenas aquelas pessoas que não chegaram a fazer o exame para detectar se foram ou não infectadas.

Há ainda 14.190 indivíduos que fizeram o exame e comprovaram a infecção. Do total de pacientes que testaram positivo, 13.515 estão recuperados e 526 perderam a vida para a doença.

Oito mortes foram registradas só na última publicação do informativo, que é atualizado a cada 24h.

Serviço:

Em Santarém, há duas Unidades Descentralizadas de Saúde (UDS) para atender a população que apresenta síndromes gripais. Elas oferecem  serviços de triagem, consultas médicas, notificação e dispensação de medicamentos.

Uma equipe de multiprofissionais está preparada para detecção de possíveis casos da covid-19.

A UDS Ecila Nobre foi instalada na sede da Escola Ecila Nobre, localizada no bairro Conquista. A unidade recebe pacientes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

A outra USD foi montada nas dependências da Cemei Paulo Freire, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, bairro Jardim Santarém. A unidade funciona de segunda à domingo, de 8h às 19h.

Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.