Belém confirma circulação de nova cepa variante da covid-19

O anúncio foi feito pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nas redes sociais. Na publicação, ele confirma que oito pessoas teriam sido infectadas na capital paraense. Cinco dos casos foram detectados em pacientes vindos de Manaus e três em pacientes de Belém.

O estudo foi realizado por uma equipe da prefeitura, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da mineradora Vale.

De acordo com especialistas, a variante identificada pela primeira vez na população de Manaus, tem potencial para reinfectar pessoas que já tiveram a Covid-19.

Na região do Baixo Amazonas, no Oeste do Pará, a circulação da nova cepa já havia sido confirmada no dia 29 de janeiro, pelo governador Helder Barbalho. Os dois primeiros casos foram detectados em Santarém. 

Após a primeira confirmação da nova cepa, o Governo mudou a classificação de risco da pandemia na região do baixo Amazonas. Com a mudança, a região passou do bandeiramento vermelho, que significa alto risco de infecção, para o preto, que significa que a população está em lockdown, ou seja, está proibida de sair de casa para desempenhar atividades não essenciais.

Foto ilustrativa: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.