Santarém: Pacientes internados na UPA 24h deverão ser transferidos para o HRT, em Itaituba

Familiares de pacientes internados na UPA em tratamento contra covid-19, foram convocados para uma reunião com representantes do governo municipal e estadual na sexta-feira (5). A pauta foi a possibilidade de transferência de alguns pacientes para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado no município de Itaituba. 

O transporte será realizado pelo serviço aeromédico avançado, que possui suporte clínico necessário. 

Segundo a diretora geral da Unidade, Christiani Schwartz, essas transferências só poderão ser feitas com a autorização da família. “Por isso foi montado esse grupo de pessoas que envolve a unidade, município e estado para explicar sobre as transferências, que são feitas por meio do Tratamento Fora de Domicílio –  TFD”, afirmou.

A medida é necessária para desafogar o sistema público de saúde em Santarém, que chegou ao limite nesta semana. Na segunda-feira (1º) o boletim municipal da covid-19 informou que todos os leitos de UTI estavam ocupados e seis pessoas aguardavam por uma vaga na fila de espera. Naquele dia, pelo menos cinco pessoas morreram. Neste sábado, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva voltou a atingir 100% da capacidade, de acordo com a Sespa.

Atualmente o HRT possui vagas disponíveis tanto para leitos clínicos, quanto para unidades de terapia intensiva. O hospital disponibiliza 75 leitos de UTI para tratamento exclusivo de pacientes com covid-19, desse total, 38,7% estão vagos. Há também 54 leitos clínicos, porém 72,2% da capacidade já foi ocupada.

Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.