Santarém volta a atingir 100% de ocupação de leitos de UTI e há 4 pacientes na fila de espera

A notícia tem se tornado frequente na cidade, que voltou a atingir 100% da ocupação das Unidades de Terapia Intensiva, de acordo com a última atualização do boletim da covid-19, que foi realizada às 21h da quarta-feira (10).

Com todos os leitos destinados a casos de alta complexidade ocupados, quatro pacientes em estado grave precisam aguardar por uma vaga de UTI na fila de espera. 

A crescente demanda por leitos de terapia intensiva está relacionada com a alta do número de mortes. Ao todo, 556 pessoas já morreram na cidade, sem contar outros 12 óbitos que não entraram nos registros porque os resultados dos exames ainda não saíram.

PREFEITURA INVESTIGA 12 MORTES EM SANTARÉM DE PESSOAS QUE ESTAVAM COM SINTOMAS DE COVID-19

Nos últimos dias, o sistema público local de saúde tem funcionado com lotação no limite ou acima da capacidade e os leitos disponíveis de terapia intensiva já não são suficientes para absorver a demanda, que continua a crescer.

A falta de leitos adequados reduz as chances de sobrevivência de pessoas que poderiam se curar, se tivessem acesso ao tratamento a tempo. No dia 1º de fevereiro, logo após a cidade atingir 100% da ocupação pela primeira vez desde o início da segunda onda, pelo menos, sete pessoas morreram.

Na última sexta-feira (5), a prefeitura voltou a comunicar, via boletim, que os leitos estavam completamente lotados e no sábado (6) o anúncio de lotação total foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O boletim da noite de segunda-feira (8) comunicou que as unidades de terapia intensiva estavam novamente lotadas e sete pessoas aguardavam na fila de espera. Ontem, quarta-feira (10), a notícia destaque na imprensa foi a morte de 13 pessoas vítimas da covid-19 e hoje a prefeitura voltou a comunicar lotação total dos leitos de UTI.

De acordo com o informativo municipal, a rede hospitalar de Santarém possui, no momento, 44 unidades de terapia intensiva exclusivas para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus e todas estão ocupadas.

A atualização mais recente do boletim no município ainda não considera os 10 novos leitos de UTI, que estariam sendo montados no HRBA para desafogar a demanda de pacientes graves.

DEZ NOVOS LEITOS DE UTI SÃO MONTADOS NO HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS

Há também, segundo a prefeitura, 140 leitos clínicos exclusivos para covid-19, desse total, 124 estão ocupados, o que significa que a taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 88,57% em Santarém.

Santarém já chegou a registrar 100% de ocupação dos leitos clínicos exclusivos para covid-19, mas leitos emergênciais foram criados no Hospital Municipal e no HRBA para regular o atendimento.

Foto: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.