Idosos do Lar São Vicente de Paulo recebem segunda dose da vacina contra covid-19

Há 28 dias, os idosos do Lar São Vicente tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19.

O ato simbólico, que marcou o início da vacinação contra o novo coronavírus, foi realizado no dia 19 de janeiro, no Lar São Vicente de Paulo, onde foram aplicadas as primeiras 5 doses em Santarém. Dois dias depois, em 21 de fevereiro, os demais idosos residentes do Lar e funcionários que trabalham no local também tomaram a vacina.

Nesta terça-feira (16), todos receberam a segunda dose, que conclui a imunização. “Retornamos ao asilo para ministrar a segunda dose e ter certeza que eles estarão imunizados contra esta doença. Estamos gratificados em participar desta campanha”, comentou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Edna Gadelha.

Ao todo, 50 idosos concluíram a imunização, sendo 30 homens e 20 mulheres. Também foram vacinados 20 funcionários. Ao todo, há 22 trabalhadores na instituição, porém dois não puderam estar presentes e devem tomar a 2ª dose em outro momento.

Na 1ª etapa estão sendo imunizados indígenas aldeados, idosos institucionalizados e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O planejamento foi feito de acordo com as normas do Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde. Na 2ª etapa, estão sendo vacinados idosos a partir de 80 anos que seguem recebendo a 1ª dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Damos seguimento a campanha de vacinação com a 2ª dose que finaliza o ciclo de imunização. Nosso objetivo é imunizar a todos, mas dependemos do repasse de mais doses para continuar avançando com o cronograma de vacinação. Solicitamos ao Ministério da Saúde a antecipação da vacina contra a covid-19 para atender idosos na faixa etária de 60 a 79 anos. Um pedido de 29.588 doses que é o ideal para imunizar toda a população de idosos do nosso município”, explicou o prefeito de santarém, Nélio Aguiar.

Fonte e fotos: Ascom/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.