Hospital de Campanha é inaugurado em Santarém

O Hospital de Campanha foi oficialmente inaugurado na tarde da quinta-feira (18). A unidade, que conta com 60 leitos, sendo 54 clínicos e 4 de estabilização, foi montada na Escola Maria Uchoa, localizada no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

A nova unidade deve desafogar a ocupação da UPA 24h de Santarém, que atende exclusivamente casos de Covid no município e está com fluxo intenso de atendimento.

O governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello marcaram presença na entrega.

“É muito bom chegarmos a um estado e verificarmos a união de esforços de todos os níveis de gestão e de governo, e observar a estrutura de um hospital de campanha aproveitando uma construção de escola, já com a estrutura física pronta e adaptá-la”, observou Pazuello.

A abertura de leitos por meio de hospitais de campanha é uma das três estratégias básicas que o ministro traçou como prioritárias para o enfrentamento da pandemia no estado e melhor atendimento dos pacientes. As outras duas incluem o atendimento médico imediato dos pacientes sintomáticos na Atenção Primária para tratamento adequado e a vacinação da população.

O hospital temporário conta com sete enfermarias, com sete leitos cada; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com 4 leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; sala de estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos.

Foto: Rafael Batista

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.