Cinco municípios do Oeste do Pará recebem doação de concentradores de oxigênio para auxiliar no tratamento de pacientes com covi-19

Na sexta-feira (5), 10 concentradores de oxigênio para tratamento de pacientes com Covid-19 foram distribuídos entre os municípios de Monte Alegre, Prainha, Curuá, Rurópolis e Óbidos. Cada município recebeu dois equipamentos.

O concentrador capta o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação em níveis aceitáveis.

Quem doou os aparelhos foi a organização não governamental Expedicionários da Saúde, que contou com a logística do governo do Estado para garantir a entrega aos municípios.

“Em nossos municípios em que o acesso é difícil, feito por vias fluviais, esses equipamentos são fundamentais para garantir o fornecimento aos pacientes”, ressaltou a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal, acrescentando que “são equipamentos estratégicos que produzem oxigênio e mantêm o paciente em consumo de até cinco litros por minuto. Então, principalmente nesta pandemia, é um recurso importante para os pacientes com Covid-19, que serão abastecidos sem que sejam necessárias as redes e tanques de oxigênio”.

Fonte: Leonardo Nunes/SECOM e foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.