Populares denunciam falta de energia na UPA de Santarém

A denúncia de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém ficou sem energia elétrica na noite do último domingo (7), foi feita por populares que estavam no local aguardando atendimento ou esperando notícias de familiares internados.

Em um vídeo postado nas redes sociais, um homem narra um apagão na unidade de saúde, ocasionado pela falta de combustível para abastecer o gerador de energia, que estava mantendo a eletricidade no local desde a tarde daquele dia, quando o fornecimento pela concessionária de energia foi interrompido.

No vídeo, o homem diz que a unidade ficou sem eletricidade por 20 minutos. “Faltou diesel aqui na Upa, pro gerador, isso é uma vergonha. Em um cesto de lixo ele foi comprar o diesel. Em todo lugar tem energia, menos na Upa”.

Atualmente, a UPA está realizando, exclusivamente, o atendimento a pessoas com Covid-19. A preocupação dos familiares era de que o apagão pudesse agravar o estado de saúde dos pacientes com dificuldade respiratória, que precisam de aparelhos movidos a eletricidade para manter a saturação de oxigênio.

O Conselho Municipal de Saúde informou que a interrupção foi ocasionada pela falta de combustível e que a lista de pacientes internados na sala vermelha e no setor de observação foi solicitada para que seja investigado se pacientes morreram ou tiveram o estado de saúde agravado devido a falta de energia. O relatório deverá ser encaminhado para o Ministério Público.

A direção da UPA se pronunciou sobre o caso informando que nenhum paciente teria sido prejudicado ou equipamento desligado porque há baterias dando suporte para garantir a eletricidade na unidade e que a UPA possui um grupo gerador, que entra em funcionamento quando o fornecimento pela concessionária de energia é interrompido, no entanto, o equipamento teria entrado em modo de proteção devido às chuvas, mas foi ativado em seguida.

Foto: Rafael Batista

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.