Pará recebe sétima remessa de vacinas contra Covid-19

O Estado recebeu, na quarta-feira (10), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 61.600 doses da vacina CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, chegaram a Belém. Essa é a sétima remessa recebida pelo Pará, contabilizando 542.640 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O novo lote vai ser usado para dar continuidade na imunização dos grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI). “As vacinas são essenciais ao enfrentamento da pandemia, quanto maior o número de pessoas imunizadas, menos proliferação do novo coronavírus teremos”, informou o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.

A estratégia de distribuição das doses aos municípios está sendo organizada. O envio será feito por via terrestre, aérea e marítima, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Em reunião, na sexta-feira (05), dos estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal, o governador do Pará, Helder Barbalho, solicitou ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para que o país norte-americano ajude os estados da Amazônia na articulação para compra de vacinas para a população que sofre com a pandemia da Covid-19.

Desde o início do ano, o governador Helder Barbalho segue conversando com os institutos e empresas que fabricam imunizantes, mas por enquanto não há vacinas disponíveis no mercado para compra emergencial. No início da semana passada, o governador visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V. 

Vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde:

– 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac

– 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca

– 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac

– 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.

– 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).

– 03 de março: 67.000 doses da CoronaVac/Sinovac.

– 10 de março: 61.600 doses da CoronaVac/Sinovac.

Fonte: Melina Marcelino/SESPA e foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.