Policlínica Itinerante realiza atendimentos médicos em municípios da Transamazônica

Iniciou, nesta segunda-feira (15), mais uma ação da Policlínica Itinerante nos municípios da região da Transamazônica. O objetivo é levar atendimento médico à população com sintomas leves da covid-19.

Em Altamira, as equipes realizaram triagens, consultas médicas e exames para identificação da Covid (rápido e PCR). Em casos mais delicados, serão realizados exames de imagem e, se necessário, início do tratamento no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT).

O diretor do 10º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Maurício Nascimento, explica que a estratégia de ampliação do atendimento pretende desafogar o sistema público da região.

“Pela segunda vez, o município de Altamira recebe a Policlínica Itinerante para atender pacientes de casos leves e moderados da Covid-19. É uma ação para diminuir o índice de hospitalização”, explicou.

Além de Altamira, a Policlínica Itinerante vai visitar os municípios de Placas, Rurópolis, Trairão e Itaituba. Serão realizados 200 atendimentos diários. A Policlínica ficará dois dias em cada município.

O diretor do 10º Centro Regional da Sespa destacou que o cenário da pandemia na região é desafiador e falou sobre a necessidade da população fazer a sua parte.

“Estamos com os hospitais cheios. O índice de contaminação teve uma curva crescente e a taxa de óbito também. Estamos tomando as medidas paliativas que podem ser realizadas pelo Governo para minimizar essa crise, mas é importante que a população também contribua. Não adianta as esferas municipal, estadual e federal realizarem as ações se a população não ajudar evitando aglomeração desnecessária e não fazendo uso de máscara e álcool em gel”, alertou.

Calendário

Altamira – Dias 15 e 16 de março

Placas – Dias 18 e 19 de março

Rurópolis – Dias 21 e 22 de março

Trairão – Dias 24 e 25 de março

Itaituba – Dias 27 e 28 de março

Fonte: Leonardo Nunes/Secom e fotos: Marcelo Seabra/Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.