Projeto de conservação ambiental devolve 62 mil quelônios à natureza

A ação estava no cronograma de soltura do projeto de conservação ambiental Pé-de-Pincha. No dia 14 de março, aproximadamente 15 mil quelônios foram devolvidos à natureza no município de Terra Santa. Já em Oriximiná, foram 47 mil animais devolvidos entre 6 e 14 de março.

Há 26 comunidades ribeirinhas participantes do projeto em Oriximiná e Terra Santa. Os moradores estão envolvidos em todas as etapas do processo, desde a identificação das covas dos ovos até a ida dos filhotes para os berçários, onde os filhotes permanecem até o momento da soltura dos animais nos lagos e rios de origem.

Realizado desde 1999, o projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a parceria da Mineração Rio do Norte (MRN), prefeituras municipais e voluntários (comunidades, instituições públicas e privadas), que têm contribuído para garantir a conservação de quelônios na Amazônia.

Desde o início do projeto, já foram devolvidos à natureza 5,65 milhões de animais, contribuindo para a conservação das espécies.

Foto: Ascom MRN/Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.