Há 4 vagas de UTI para adultos disponíveis em Santarém, mas 8 pacientes aguardam na fila de espera

Há oito pacientes em estado grave aguardando na fila de espera por uma vaga de UTI em Santarém, mas há apenas quatro leitos de UTI para adultos disponíveis, de acordo com a ultima atualização do boletim da covid-19, que ocorreu às 21h da quarta-feira (17).

Isso significa que pelo menos quatro pessoas podem não ter acesso ao tratamento adequado a tempo. Sem vagas de UTI disponíveis para todos, as chances de sobrevivência de pacientes que desenvolveram a forma grave do novo coronavírus, são reduzidas.

Até agora, 739 pessoas já morreram em Santarém vítimas da pandemia, sem contar outros 15 óbitos de pacientes que estavam com sintomas de covid-19, mas não foram incluídos nos registros oficiais porque a Semsa aguarda os resultados dos exames.

A rede hospitalar de Santarém possui atualmente 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes infectados, sendo sete para crianças e 64 para adultos. Os leitos de UTI neonatal e pediátrico estão desocupados, mas 60, dos 64 leitos de UTI para adultos estão ocupados. Todos os pacientes estão no HRBA.

 Sobre os leitos clínicos, que são aqueles dedicados ao tratamento de pacientes de média e baixa complexidade, existem 194 disponíveis no município, mas 113 já estão ocupados.

Foto: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.