Mistério solucionado. Saiba o que era o objeto luminoso que foi visto no céu do Pará 

Um objeto voador brilhante foi visto no céu de várias cidades paraenses na última terça-feira (16). O fenômeno, que se parecia com um cometa, deixou a população intrigada.

Mas, de acordo com o técnico em Física do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Reginaldo Corrêa Jr, o que os paraenses viram no céu foi lixo espacial. “O efeito luminoso avistado na verdade era lixo espacial, identificado como NORAD 22032, que fez parte do foguete francês, Ariane 44L, lançado da Guiana Francesa em 9 de julho de 1992. São restos do foguete que ficaram em órbita por mais de uma década na Terra e que acabaram adentrando na atmosfera terrestre, e quando isso ocorre gera esse efeito luminoso que pode ser observado’’, explica o técnico.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno pôde ser acompanhado também em outros estados, como no Ceará. Algumas pessoas ficaram tão surpresas que não conseguiram nem fotografar  o objeto voador. “Eu dei sorte de estar na calçada de casa no momento, bem de frente para onde passou o risco no céu. Na hora, imaginei que talvez seria o lançamento de algum foguete, satélite ou sonda. Aqui em Irituia, o fenômeno durou cerca de dez segundos e só foi visível o clarão principal, nem deu tempo de pegar o celular’’, disse o estudante Wander Lima.

Apesar do fenômeno ser assustador, o técnico do planetário explica que não representa riscos significativos para a população. “Todos os processos de lançamento são friamente calculados, além disso também são monitorados, então esse lixo espacial foi programado para cair no mar, no meio do Oceano Atlântico.

Foto: Agência Pará/Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.