Parede de plástico é montada no Hospital de Campanha de Santarém para proporcionar reencontro entre pacientes e familiares

O projeto foi batizado de “Cabine do Amor”. O objetivo é permitir que pacientes internados no Hospital de Campanha de Santarém, com quadro clínico estável, possam abraçar familiares, sem que haja contaminação pela covid-19. A estratégia usa uma proteção plástica para intermediar o toque físico. Além disso, pacientes e familiares precisam usar equipamentos de proteção, como luvas e capotes durante o contato.

O corpo clínico do hospital fez uma avaliação técnica para selecionar quantos e quais pacientes estariam em condições clínicas e sanitárias para participar da ação. 

A psicóloga do Hospital de Campanha, Narjara Dantas, explica que a iniciativa surgiu durante o diálogo com os pacientes. Na ocasião, eles disseram que as videochamadas com familiares foi motivo de muita felicidade, mas que ainda sentiam falta de poder sentir os parentes e vê-los pessoalmente.

“O abraço é importante, porque libera o hormônio do amor e faz as pessoas se sentirem importantes, seguras e amadas. Sabíamos que íamos fazer bem aos pacientes”, revelou a psicóloga.    

O projeto foi colocado em prática pela primeira vez nesta sexta-feira (19). Um dos encontros mais emocionantes foi entre Joanice Sousa dos Santos, 65 anos, que está internada há seis dias e recebeu visita da sua filha, Juliana Souza dos Santos. 

“Recebemos diariamente boletins médicos, mas não é a mesma coisa. Poder abraçar, ainda que com uma barreira física, conseguimos sentir ela mais próximo e a energia. A gente reforça a nossa confiança e a nossa esperança quando vemos ela bem cuidada, amparada e todo o suporte oferecido. Eles ficam no isolamento, então para eles é tão fundamental quanto para nós. Isso acelera a recuperação”, disse Juliana.  

Ainda nesta sexta-feira, três pacientes receberam alta médica e foram recepcionados na área externa do hospital provisório por amigos e familiares.

Foto: Marcelo Seabra / Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.