Santarém registra 45 novas infecções da covid-19 e demanda por leitos de UTI preocupa

De acordo com o boletim que monitora os números da pandemia na cidade, 45 novas infecções de covid-19 foram acrescentadas aos registros oficiais, que são atualizados a cada 24 horas.

Com a atualização, o número de casos positivos subiu para 16.657, sem contar as 76.213 pessoas que não chegaram a realizar o exame, mas procuraram uma unidade de saúde com sintomas gripais e foram (ou ainda estão sendo) monitoradas por equipes de saúde.

Do total de casos da covid-19 confirmados através de exames ou testes rápidos, 15.557 pessoas foram recuperadas e o restante está atualmente em tratamento ou não resistiu.

De acordo com a prefeitura de Santarém, 814 pessoas já morreram na cidade vítimas da pandemia. Nas últimas 24 horas não foram confirmadas novas mortes aos registros, mas 8 óbitos de pacientes que estavam com sintomas da covid-19 estão sendo investigados. 

O boletim da pandemia informa ainda que a rede hospitalar local 71 leitos de UTI exclusivos para pacientes em tratamento contra a covid-19 que desenvolveram a forma grave da doença. Desse total, 60 estão ocupados. Porém apenas 64 dos leitos de UTI no município são destinados a pacientes adultos e o restante é dedicado a bebês e crianças.

Existem, segundo a Semsa, 12 pacientes na fila de espera para ocupar um leito de UTI em Santarém. Ou seja, há mais pessoas precisando de leitos em Unidades de Terapia Intensiva do que vagas disponíveis no município.

Sobre os leitos clínicos, há 194 disponíveis em Santarém para tratamento exclusivo de pacientes com covid-19 que desenvolveram a forma branda ou moderada da doença. Desse total, 114 estão ocupados (57,87%).

Foto ilustrativa: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.