Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém passa a contar com médico plantonista exclusivo para o setor de trauma

Para garantir que pacientes vítimas de acidentes de trânsito, quedas e outras ocorrências que envolvem fraturas sejam atendidos em tempo integral, o setor de trauma do pronto socorro do hospital municipal de Santarém passou a contar com médicos plantonistas, que ficam à disposição 24h por dia.

O novo modelo de atendimento também vai desobstruir a triagem principal do Hospital e proporcionar mais agilidade e eficiência nesses acolhimentos, fornecendo ainda resposta rápida aos pacientes com quadro de urgência e emergência que derem entrada no sistema de saúde público. 

O setor de trauma da Unidade está mais independente do restante do PSM. As ambulâncias passaram a ter uma entrada exclusiva, ao lado da porta de acesso da recepção. “O perfil de atendimento do PSM passa a corresponder, de fato, a realidade e necessidade da população e desinchar a entrada principal da urgência e emergência”, explicou o diretor técnico, Dr. Vinicius Savino, responsável pela implementação da proposta juntamente com a direção geral e assistencial.

O piloto do projeto foi avaliado durante o mês de março e considerado viável, portanto, a gestão da unidade aprovou a implantação dessa nova metodologia de atendimento. “A partir de hoje estamos oficialmente com o novo atendimento, onde um médico fica 24h no setor do trauma dando celeridade ao atendimento e ainda melhorando a comunicação entre as outras especialidades médicas”, concluiu Vinicius.

De acordo com um levantamento realizado na unidade, cerca de 35% dos pacientes que dão entrada no pronto socorro da unidade são casos de traumas. No último mês o PSM recebeu 689 pacientes com algum tipo de fratura ou torção.

Fonte: Natashia Santana/Ascom Prefeitura e foto Rafael Batista/Rota5

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.