Residentes de áreas rurais no Pará serão beneficiados pelo programa ‘Luz Para Todos’

Famílias paraenses residentes em áreas rurais serão beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos durante o ano de 2021. Com investimento de 335 milhões de reais, a expectativa é que aproximadamente 13.600 famílias sejam atendidas. As obras realizadas contemplam 58 municípios paraenses.

Na região Centro, serão quase 500 ligações; na Nordeste, aproximadamente 6 mil; na região Oeste, serão feitas mais de 2 mil ligações. Já na região Norte, serão em torno de 2.400; e na Sul, mais de 2.800 ligações.

De acordo com o Gerente Corporativo de Obras, Webiston Silva, o atendimento do Programa Luz Para Todos está sendo realizado com base no levantamento de domicílios rurais sem energia elétrica, feito pela distribuidora, entre os anos de 2016 e 2017. “Estão sendo priorizados os domicílios com cadastro validado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, conforme a Resolução 2.545, de 14 de maio de 2014”, explica.

No ano de 2020, foram investidos cerca de R$ 127,8 milhões, totalizando 8.562 ligações em todo o Estado. Este ano, a previsão da Equatorial Pará é entregar cerca de 5 mil quilômetros de rede, que garantirão o acesso à energia elétrica a milhares de famílias que moram no campo.

Sobre o Programa

O Programa busca promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, reduzindo a exclusão elétrica no país, por meio das extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares. O Luz Para Todos tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários.

Desde que foi criado, em 2003, pelo governo federal, o Programa Luz Para Todos já realizou cerca de 452,4 mil ligações no Pará.

Fonte e foto: Ascom/Equatorial

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.