Vacina contra covid-19 só é eficaz após o ciclo de imunização ser concluído com a segunda dose

Para que a proteção da vacina contra a Covid-19 funcione, é necessário tomar as duas doses do imunizante. A regra vale tanto para a CoronaVac/Sinovac, quanto para Oxford/AstraZeneca. Portanto, quem já tomou a primeira dose precisa manter os cuidados e ficar atento ao calendário de vacinação de seu município, observando o intervalo específico entre cada uma, de acordo com o fabricante.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, reforçou a necessidade de o processo de imunização contra o novo coronavírus ser feito de forma completa. “Temos a vacinação como uma das principais estratégias de combate à Covid-19, e é de extrema importância que todos que já tomaram a primeira dose tomem a segunda, cumprindo o esquema de vacinação e fechando o ciclo de imunização. Estamos nos esforçando para que os municípios cumpram cada uma das fases do Plano Estadual de Imunização, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos prioritários de cada uma dessas fases, ressaltando que a execução da vacinação é de responsabilidade de cada município”, explicou o gestor. 

As prefeituras, enfatizou o secretário, têm a responsabilidade de coordenar a aplicação das doses de vacina e atualizar os dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde. Como os municípios apresentam variedades na informatização e conexão à internet, foi estabelecido o prazo máximo de 48 horas para registro no Sistema de Informação das doses aplicadas.

Balanço – Até o momento, o Pará está vacinando idosos com mais de 60 anos – incluindo os residentes em abrigos do Estado -, indígenas, trabalhadores de saúde, agentes de segurança pública e populações quilombolas. 

De acordo com o Vacinômetro, até às 12h da quarta-feira (14), o Estado havia recebido 1.447.290 doses de vacinas contra a Covid-19, das quais já repassou mais de 93% aos municípios.

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.