Filhote de peixe-boi preso em malhadeira é resgatado

Um filhote de peixe-boi foi resgatado nesta sexta-feira (16) no município de Prainha. O animal estava preso em uma rede de pesca. Ele foi resgatado pela Secretaria de Meio Ambiente de Prainha e encaminhado para Santarém, onde foi encaminhado para o zoológico da cidade, com o apoio da Semma local.

“Recebemos as informações do animal ontem (15), pela manhã. Ele foi encontrado preso em uma malhadeira nas proximidades da área urbana de Prainha. Fizemos toda uma logística possível para trazer aqui para o centro de reabilitação”, informou o secretário de Meio Ambiente de Prainha Edson Mendes.

No zoológico, o filhote recebeu os primeiros cuidados de profissionais capacitados. O local desenvolve um projeto de proteção à espécie: O Projeto Peixe-boi, que foi criado em 2008 e já salvou centenas de mamíferos feridos na região amazônica. Todos os animais recebem um tratamento especial e ficam em piscinas artificiais adequadas ao tratamento e reabilitação.

Crime ambiental

Conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental.

O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 5 Mil por unidade de animal flagrado com o criminoso.

Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.