Bebê com síndrome de Down recebe alta de UTI após passar 12 dias internado com covid-19

O pequeno Vinícius Alexandre, de apenas 8 meses, venceu a covid-19 depois de passar 12 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

Vanessa Barbosa de Oliveira, de 22 anos, comemorou a melhora do filho. “Melhor presente do Dias das Mães que vou ter. Agora estou bem feliz, pois meu príncipe vai para casa. Ele é um guerreiro, um vencedor”. O bebê teve alta na última quinta-feira (06).

A criança, que tem Síndrome de Down, foi aplaudida no corredor pelos profissionais de saúde. “Ele veio com a Covid-19 na fase inflamatória e nessa fase entramos com alguns medicamentos, pois havia risco de trombose e piora no quadro respiratório se não fizesse o tratamento. Ele respondeu muito bem, tratou o tempo necessário e hoje está de alta”, explica Daniel Calçado, pediatra e intensivista na UTI Pediátrica do HRBA.

Segundo a mãe, que ficou metade dos dias de internação sem ver o filho, Vinícius Alexandre nunca tinha adoecido antes e essa foi a primeira vez que precisou de atendimento médico. “Ele começou ficar gripado, deu coriza e depois começou a ter febre alta que não passava, busquei atendimento e fomos transferidos”.  

A mãe só pôde reencontrar o filho depois que o resultado do teste para covid-19 deu negativo e, mesmo assim, precisou usar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Depois que comecei a visitá-lo, observei que ele estava bem melhor, porque quando internou estava bem cansado, só ficava quietinho na cama. Quando cheguei aqui e vi ele alegre, brincando, foi uma felicidade”, comemora.

Fonte e foto: Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas/SESPA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.