Risco intermediário para covid-19: Baixo Amazonas sai da ‘Bandeira Laranja’ e entra na ‘Amarela’

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, anunciou alteração na classificação de risco da pandemia na região do Baixo Amazonas. Com a mudança, a região sai da bandeira laranja e entra em bandeiramento amarelo, que significa risco intermediário de contaminação para Covid-19. Essa é a primeira vez que a região passa para o bandeiramento amarelo desde o início da pandemia.

A justificativa da decisão é, de acordo com o levantamento apresentado pelo Comitê, a queda no percentual de ocupação de leitos clínicos e de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes Covid-19 em todo o Pará. As novas medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (14). 

A região permaneceu em bandeira vermelha por três meses, mas no dia 15 de abril o governo anunciou a mudança para laranja.

Em Santarém

O comitê de crise de Santarém ainda não reuniu para avaliar se vai haver (ou não) flexibilização de restrições no decreto municipal de Santarém. Relatórios epidemiológicos do município e a ocupação de leitos de UTI e clínicos deverão ser considerados antes de quaisquer flexibilizações.

Vale ressaltar que eventos particulares com mais de 30 pessoas ainda estão proibidos em Santarém, mesmo com a nova determinação estadual, que prevê eventos com até 300 pessoas.

No município ainda está em vigor uma liminar concedida em Ação Civil Pública, que proíbe a realização de festas. Além disso, a pauta só será considerada após a avaliação de relatórios epidemiológicos e análise de ocupação de leitos.

Foto: Agência Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.