Hospital Municipal de Santarém e UPA 24h começam a implantar Prontuário Eletrônico

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMS foi o primeiro setor a receber a instalação do sistema. A expectativa da direção do Instituto Social Mais Saúde (ISMS) é que todos os colaboradores comecem a usar o Prontuário Eletrônico (PEP) até o final do mês de junho.

De acordo com a gestão, a nova ferramenta deve proporcionar mais agilidade nos fluxos de trabalho e maior humanização nos atendimentos do Hospital Municipal de Santarém (HMS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Além disso, o sistema é moderno e de fácil entendimento, o que melhora as condições de trabalho para os profissionais de saúde.

O PEP deve garantir segurança nos dados e um suporte importante realizado através dos relatórios, o que ajuda na tomada de decisões dos gestores das duas Unidades de Saúde. No entanto, a implantação do sistema só começou após os setores do HMS e UPA receberem mais computadores, antes, o parque tecnológico das duas Unidades não atendia a necessidade.

No setor da UTI, o uso da ferramenta já está mais avançado, a equipe médica e de enfermagem tem conseguido otimizar o tempo de preenchimento de prontuários, bem como usar o sistema como facilitador da comunicação entre as equipes.

O coordenador do TI do HMS e da UPA, Fabiano Guimarães, explica que o sistema demanda menos tempo de atividade por parte dos funcionários. “O Sistema é uma ferramenta usada para registrar, armazenar e disponibilizar a todo o momento informações sobre consultas, exames, condutas e tratamentos”, explicou ele.

Na UPA, os consultórios, enfermarias e isolamentos estão em fase de adequação do novo aparato tecnológico. As equipes estão inserindo gradativamente nas rotinas o uso do sistema. O PEP tem uma interface capaz de interligar todo o hospital, que possibilita acionar a equipe multiprofissional que atua nas duas Unidades.

Foto: Ascom/Prefeitura de Santarém

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.