HMS e UPA celebram o Dia do Técnico de Enfermagem

A programação da Semana de Enfermagem do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém encerrou na quinta-feira (20), com a comemoração pelo Dia do Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Na oportunidade alguns profissionais da área falaram sobre as vivências e as motivações no dia-a-dia das atividades.

Luciene Pena, de 32 anos, atua no HMS como técnica de enfermagem há 13 anos, há 8 anos faz parte da equipe do centro cirúrgico, ela conta que tem muito orgulho da profissão. “|Eu amo saber que podemos tratar o paciente e perceber que eles sentem confiança na gente. Durante todos esses anos eu cuido como se fosse alguém da minha família”, falou emocionada.

Natural do Lago Grande, Luciene lembra que quando era criança brincava como se já fosse uma profissional da área da saúde e afirma que nunca teve dúvida sobre qual profissão iria seguir. Para ela, um dos momentos mais marcantes no trabalho foi quando acompanhou o nascimento de trigêmeas, que aconteceu dentro do centro cirúrgico da Unidade.

“Foi uma emoção muito grande, são três vidinhas, foi um momento muito emocionante, acredito que não somente para mim, mas para toda equipe e família. O mais difícil no meu trabalho e lhe dar com os atendimentos obstétricos, como atuo no centro cirúrgico em geral os casos de gestantes graves acontecem aqui, então é difícil lidar com esses bebês muito pequenos”, destacou.

Os técnicos e auxiliares, na prática, dão suporte aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e demais colaboradores que atuam em hospitais, UPAs e clínicas. Segundo a diretora geral das duas Unidades, Cristiani Schwartz os profissionais da Enfermagem tem um papel decisivo na saúde da população. “São eles que estão 24 horas trabalhando na assistência para a recuperação dos pacientes e merecem toda a homenagem e valorização”, enfatizou.

A programação da Semana da Enfermagem iniciou no dia 12 de maio com um grande abraço na frente HMS.

Foto: Ascom Instituto Social Mais Saúde (ISMS)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.