Fake News: Vídeo do governador do Pará compartilhado nas redes sociais sobre lockdown é ANTIGO

Na última terça-feira (25) os paraenses levaram um susto com a notícia de um suposto novo lockdown para o Baixo Amazonas e Calha Norte.
A notícia, que está sendo compartilhada em grupos e perfis de whatsapp, mostra o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciando que a região vai entrar em bandeira preta novamente, o que significa lockdown. Mas a informação é MENTIROSA.
Apesar do vídeo ser verdadeiro, ele foi gravado no dia 30 de janeiro, logo após o Pará confirmar dois casos da variante da covid-19 originária do Amazonas. Na época foi publicado um decreto Estadual que impedia a circulação de pessoas e atividades não essenciais na região do Baixo Amazonas e Calha Norte, mas após meses enfrentando o segundo pico da doença, o número de novos casos e internações baixou e as medidas restritivas nas regiões foram flexibilizadas.
Atualmente o Baixo Amazonas está em bandeira amarela, que significa risco intermediário de contaminação. Apesar de haverem dois casos suspeitos da variante indiana da covid-19 no Pará, eles ainda não foram confirmados e o governo não se pronunciou se pretende (ou não) endurecer as regras sanitárias novamente, portanto, o vídeo do governador que está sendo repassado nas redes sociais é antigo, o que caracteriza informação falsa.
Quem compartilhar informações falsas pode responder criminalmente pelo ato, mesmo que o crime não seja intencional, visto que a atitude prejudica a população.
Quem receber notícias de fontes desconhecidas ou duvidosas deve checar em fontes oficiais antes de repassar as informações para não se complicar com a justiça e nem prejudicar outras pessoas.