Imagens de onda gigante formada por nuvens chama a atenção em Juruti

Imagens de uma nuvem escura e baixa parecida com uma onda de mar gigante, repercutiu nas redes sociais nesta quarta-feira (21). O fenômeno foi registrado nesta manhã (por volta das 10h) no município de Juruti (PA) e rendeu belas imagens do céu do município.

Apesar de parecer assustador para quem nunca assistiu o espetáculo antes, os moradores de Juruti estão acostumados com esse tipo de fenômeno. Por lá, acontece com frequência, de acordo com o correspondente da TV Ponta Negra, Junior Amaral.

Trata-se de um Shelf cloud e ocorre quando o ar mais quente sobe acima de uma camada de ar frio. Ou seja, na superfície a temperatura é alta e em altitude o ar é frio, mas  quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando a aparência inusitada, com uma camada de nuvem mais longa, densa e baixa.

Ela se move de forma rápida e isso normalmente produz ventos fortes, que podem causar prejuízos e geralmente ocorre antes de uma tempestade,  mas não há registros de prejuízos ou estragos em Juruti, nesta quarta.

Foto: Redes Sociais/Reproduão 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.