‘Operação Gota’ garante imunização de população que vive em áreas de difícil acesso

O município de Oriximiná está recebendo equipes da Operação Gota, uma parceria do Governo Federal com apoio da FAB, governo do estado e municípios. A operação iniciou na última terça-feira (27) no município e vai levar vacinação para as comunidades de difícil acesso como Cachoeira Porteira, Abuí, Tapagem, Moura, Jarauacá, Cachoeira da Pancada, entre outras.

Sobre a Operação

A Operação Gota leva vacinas e promove saúde para indígenas, população rural e ribeirinhos. A ação coloca em prática o princípio da equidade preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com atuação dos profissionais dos estados e municípios. Além do apoio dos profissionais da FAB, que atuam conduzindo aeronaves em locais de difícil acesso.

A estratégia contempla todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e previne a população contra o sarampo, febre amarela, meningite, entre outras doenças, inclusive a covid-19. O objetivo da Operação Gota é controlar e manter a eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis em todo o território brasileiro, contribuindo para a qualidade de vida da população.

A imunização nessas localidades ocorre conforme a situação vacinal de cada indivíduo e envolve dezenas de profissionais entre militares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais das secretarias estaduais e municipais de Saúde, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e do Ministério da Saúde. Além de uma grande logística com estrutura de refrigeração garantindo a qualidade das vacinas a serem ofertadas.

Fonte: Ednelson Furtado/TV Ponta Negra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.