Incêndio no Parque Estadual de Monte Alegre é controlado

Um incêndio no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) destruiu aproximadamente 50 hectares de mata na Área de Proteção Ambiental Paytuna.

O fogo teria iniciado na última segunda-feira (23), mas só foi controlado nesta terça (24), depois de 12 horas de destruição. Voluntários, funcionários do Parque, Idefor-bio e bombeiros civis atuaram no combate ao fogo.

Nesta época do ano a região enfrenta os impactos do verão Amazônico, quando a escassez de chuvas e o sol quente causam o ressecamento da vegetação baixa, o que facilita a propagação das chamas.

As serras rochosas da região dificultaram ainda mais o acesso e o trabalho das equipes de combate ao fogo, que precisaram usar caminhonetes para carregar água até o local do incêndio entre as Serras Irerê e do Mirante.

Não é a primeira vez que o Parque Estadual de Monte Alegre enfrenta os impactos do fogo. EM 2019 vários focos de incêndio atingiram o sítio arqueológico “Serra da Lua”, onde ficam as famosas pinturas rupestres pintadas há pelo menos 11 mil anos.

Em 2017 outro incêndio ocorreu na mesma área. Foram mais de sete dias de combate ao fogo.

Foto: Betinho Sousa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.