Semana da pessoa idosa: abertura da programação ocorreu nesta segunda (27) em Santarém

Nesta segunda-feira (27), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em Santarém, ocorreu a abertura da Semana da Pessoa Idosa.

Na ocasião, personalidades que contribuem com o município foram homenageadas com a menção honrosa “Idoso em ação 2021”. Foram eles a auxiliar de enfermagem Maria Merci de Sousa, o cantor e compositor Sebastião Tapajós, a agente comunitário de saúde Cirene dos Santos Oliveira, a enfermeira Jacira Teixeira Silva, a servidora pública Maria Maia dos Santos, o médico Ruy dos Santos Lanhellas, o empreendedor Agostinho Coleta de Couto, o atleta Juarez Vita de Sousa,  Raimundo Ferreira Sousa e a pessoa mais idosa do município senhor Augusto Menezes Sales com 105 anos.

Com 78 anos, dos quais mais de 30 são dedicados aos atendimentos médicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o médico Ruy Lanhellas segue na ativa atendendo na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Santarém e no Pronto Socorro Municipal (PSM).  

“Nem todas as pessoas com a minha idade tem condições de seguir trabalhando. Mas, no meu caso, a medicina é um sacerdócio e eu penso em aproveitar ao máximo enquanto estou vivo. Agradeço o reconhecimento e acredito que meu exemplo seja um incentivo para que as pessoas não se deixem pensar só no tempo e na idade, mas que possam também levar em conta o bem estar da mente”, ressaltou Ruy.

As atividades prosseguem até o dia 1º de outubro.

Na terça-feira (28), no Centro de Referência em Saúde do Idoso terá atendimento especializado com geriatras, ortopedistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Idosos acamados também receberão visita domiciliar com atendimento médico e de enfermagem.

Na quarta-feira (29), será a vez dos idosos que residem no Asilo São Vicente receberem atendimentos de ortopedia e dermatologia.

Na quinta-feira (30), haverá uma mesa redonda sobre direito dos idosos e os impactos da pandemia, além de uma escuta especializada para familiares que convivem e cuidam de idosos, chamada de “Cuidando de quem cuida”.

Na Sexta-feira (1º), ocorre a “Charreata da Solidariedade”, saindo da Praça das Flores em direção ao Asilo São Vicente para a entrega de materiais de higiene que serão doados para a Instituição.

“São diversas atividades voltadas para a pessoa idosa em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito à saúde e aos direitos. Serão disponibilizados atendimentos médicos e de enfermagem, vamos promover ações no Lar São Vicente e pretendemos sensibilizar a sociedade para que cada vez mais possamos valorizar e assegurar qualidade de vida aos integrantes da terceira idade”, destacou Marli Sarmento, coordenadora do programa municipal de saúde do idoso.

Foto: ASCOM/PMS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.