Enfermeiro do Samu de Santarém faz parto de emergência nas margens do Rio Arapiuns

O bebê vai se chamar Antônio Itamar em homenagem ao socorrista

 

Quem vê a tranquilidade do pequeno Antônio Itamar no colo da mãe nem imagina o sufoco que os dois passaram. O bebê de 40 semanas nasceu literalmente nas margens no Rio Arapiuns, rio amazônico localizado no município de Santarém, Oeste do Pará. O parto de emergência ocorreu na manhã da última segunda-feira (29).
Grávida do primeiro filho, Leia Vieira passou a gestação na comunidade Paysandu, onde mora com a família. A jovem de 24 anos viajou de barco até o Hospital Municipal de Juruti quando começou a sentir dores de parto, mas foi orientada a voltar para casa depois de ser examinada.
Quando voltou, as dores aumentaram e foi preciso pedir socorro ao SAMU de Santarém através do número de emergência 192, já que o hospital mais próximo ficava a quilômetros de distância da comunidade.
Quem atendeu a ocorrência foi o socorrista Itamar. Ele viajou por quase duas horas em um barco ambulância e precisou agir rapidamente para salvar a criança que estava em sofrimento fetal.

Como já passava da hora do nascimento, o bebê havia feito cocô dentro da barriga da mãe, o que é extremamente arriscado, principalmente em uma área remota. Além disso, o bebê estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço.
Apesar do susto, o bebê nasceu saudável e foi levado para o setor de obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém junto com a mãe. Ambos estão fora de perigo.
O menino recebeu o nome do enfermeiro herói que fez o parto de emergência. Quando crescer, Antônio Itamar Vieira Marinho vai poder contar que nasceu sobre as águas do rio Arapiuns pelas mãos de um herói que usa farda azul.

 

Por Mabi Borgaro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.